INSTITUCIONAL

Comandante da Força Aérea Brasileira visita Organizações Militares do Sul do País

Visitas ocorreram de 14 a 18 de março em Curitiba (PR), Santa Maria (RS) e Canoas (RS)
Publicada em: 19/03/2022 07:49
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) localizadas no Sul do Brasil receberam nesta semana, de 14 a 18 de março, a visita do Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e comitiva. Um dos objetivos foi verificar o estado de prontidão operacional dos meios de Força Aérea alocados bem como as condições da sua infraestrutura de apoio na região.

Na comitiva, estavam o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; dentre outros Oficiais-Generais.

Durante as suas passagens pelas Organizações do Sul do país, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior reforçou os seus direcionamentos acerca de várias questões e apresentou reflexões para o efetivo com o foco no cumprimento da missão da FAB. “Comandar é mandar junto. Tenho a absoluta certeza de que não sou capaz de mandar sozinho. Por isso vim aqui olhar no olho de cada um de vocês para dizer que nós vamos comandar a Força Aérea juntos. São as ações das 68 mil pessoas que compõem nosso efetivo e que cumprirão a  missão da nossa Instituição. Por isso, peço a cada um de vocês que, diariamente, tragam para a FAB os seus conhecimentos e habilidades”, frisou.

Curitiba (PR)
Na segunda-feira (14), a comitiva esteve no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), localizado na capital paranaense. Durante a manhã, houve uma formatura com desfile militar, seguida de visita ao Centro Operacional Integrado (COI), onde ficam os controladores de tráfego aéreo e é realizado o controle e a vigilância do espaço aérea.

Para o Comandante Interino do CINDACTA II, Coronel Aviador Jano Ferreira dos Santos, foi uma honra receber o Comandante da Aeronáutica. “Com isso, reforçamos a importância do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo para o Sul do País, que é responsável por controlar 60% do tráfego aéreo do Brasil, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro; além de fazer coordenação de resgates”, explicou. 

Também na segunda-feira houve uma visita à Escola Paranaense de Aviação (EPA), na capital paranaense, instituição que realiza treinamentos para pilotos de 29 países. Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior participou de uma instrução de voo em um simulador homologado por autoridades aeronáuticas que refletem 99% da realidade de uma aeronave. Esse tipo de dispositivo é utilizado para treinar situações de emergência como fogo no motor e turbulências.

Santa Maria (RS)
Na terça-feira (15), houve cerimônia militar com revista à tropa na Base Aérea de Santa Maria (BASM). Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior  foi recebido pelo Comandante da BASM, Coronel Aviador Luciano Antonio Machiorato Dobignies. No mesmo dia, o Comandante da FAB e os Oficiais-Generais visitaram o Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAV) – Esquadrão Poker; o Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3º/10º GAV) – Esquadrão Centauro; Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAV) – Esquadrão Hórus; o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera; o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC) – Esquadrão Mangrulho; dentre outras Organizações Militares de Santa Maria.

"A visita do Comandante da Aeronáutica e comitiva do Alto-Comando propiciou ao efetivo a oportunidade de ter contato de forma direta com as prioridades do Comandante para este ano, marcado pelo retorno às atividades normais após a pandemia. A mensagem de preocupação principalmente com o bem-estar da tropa foi bem clara, de forma que pudemos reforçar nossa motivação, com foco no cumprimento da missão, sem deixarmos de lado o apoio ao homem”, destacou o Coronel Marchiorato.

Canoas (RS)
Na quarta-feira (16), foi realizada a cerimônia militar alusiva à visita do Comandante da Aeronáutica à Base Aérea de Canoas (BACO), com todas as Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO). Além de reuniões e visitas técnicas, ocorreu também uma Demonstração Operacional da Campanha de Ensaio em Voo do Sistema Link-BR2, projeto de desenvolvimento que vai ampliar a capacidade de comunicação das aeronaves. A Demonstração foi realizada pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e pela empresa AEL Sistemas. 

O Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, comentou que a presença do Comandante da FAB foi muito importante não somente para mostrar a rotina, mas também para mostrar o trabalho que está sendo feito para manter e reativar algumas capacidades da Força, após  o período de pandemia. “Com a visita da comitiva, tivemos maior dimensão da real preocupação do Comando da Aeronáutica neste momento de reativação das atividades normais”, ressaltou.

Empresas do setor de Defesa

Na quinta-feira (17), a comitiva visitou as instalações da fábrica da Taurus, em São Leopoldo (RS), empresa brasileira integrante da Base Industrial de Defesa (BID), com 82 anos de atuação no País; e também a sede da AEL Sistemas, em Porto Alegre (RS), empresa brasileira dedicada a sistemas eletrônicos e tecnologias militares e aeroespaciais, e onde são desenvolvidos diversos projetos e produtos para a FAB. 

Fotos: Suboficial Alexandre Manfrim/ CECOMSAER

imagens/original/43375/BASE_AEREA_DE_CANOAS___FORMATURA_(14).jpeg
imagens/original/43375/BASE_AEREA_DE_CANOAS___FORMATURA_(16).jpeg
imagens/original/43375/BASE_AEREA_DE_CANOAS___FORMATURA_(17).jpeg
imagens/original/43375/BASE_AEREA_DE_CANOAS___FORMATURA_(18).jpeg
imagens/original/43375/BASE_AEREA_DE_CANOAS___FORMATURA_(23).jpeg
imagens/original/43375/BASE_AEREA_DE_CANOAS___FORMATURA_(25).jpeg
imagens/original/43375/BASE_AEREA_DE_CANOAS___FORMATURA_(8).jpeg
imagens/original/43375/BASM_MANFRIM_(1).jpeg
imagens/original/43375/BASM_MANFRIM_(13).jpeg
imagens/original/43375/BASM_MANFRIM_(15).jpeg
imagens/original/43375/BASM_MANFRIM_(19).jpeg
imagens/original/43375/BASM_MANFRIM_(21).jpeg
imagens/original/43375/BASM_MANFRIM_(24).jpeg
imagens/original/43375/BASM_MANFRIM_(25).jpeg
imagens/original/43375/BASM_MANFRIM_(28).jpeg
imagens/original/43375/BASM_MANFRIM_(7).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_2_MANFRIM_(1).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_2_MANFRIM_(10).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_2_MANFRIM_(15).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_2_MANFRIM_(18).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_2_MANFRIM_(3).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_2_MANFRIM_(4).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_2_MANFRIM_(5).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_2_MANFRIM_(6).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_2_MANFRIM_(7).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_II_SO_MANFRIM_(11).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_II_SO_MANFRIM_(15).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_II_SO_MANFRIM_(21).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_II_SO_MANFRIM_(23).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_II_SO_MANFRIM_(24).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_II_SO_MANFRIM_(26).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_II_SO_MANFRIM_(27).jpeg
imagens/original/43375/CINDACTA_II_SO_MANFRIM_(9).jpeg